Balanço do PubhD 2016/17

Trinta oradores, quinze áreas de investigação e 900 minutos de ciência nos bares de Évora. Antes de dar o pontapé inicial no novo ano lectivo, que tal dar uma espreitada no que já aconteceu até aqui?

Comecei a organizar o PubhD em Évora com o objectivo de criar mais uma rota de fuga para que a ciência saltasse os muros da Universidade e encontrasse o mundo. Há tanta coisa interessante a ser feita, tantos jovens investigadores entusiasmados. Porquê não levá-los a um bar para falar daquilo que os apaixona?

A principal dificuldade foi (e continua a ser) encontrar oradores. Eu não pensava encontrar tantas pessoas reticentes em apresentar os seus trabalhos. Em público? Num bar? Consegui convencer uns, outros não. Bati na porta de alguns doutorandos e professores. Recebi mensagens de pessoas interessadas em participar. Umas vieram, outras desistiram no caminho. O mais importante é que quem participou adorou a experiência.

Duas preocupações nortearam as escolhas dos oradores: equilibrar o número de homens e mulheres, e diversificar as áreas temáticas. O primeiro objectivo foi cumprido. O segundo mais ou menos… e ainda há muitos doutoramentos na Universidade de Évora por explorar!

Fica aqui então um resumo numérico dos primeiros 10 PubhD em Évora, que aconteceram entre Junho de 2016 e Junho de 2017.

 

Que novidades temos para 2017/18?

Organização

Como estou a entrar na fase final do meu doutoramento, recrutei duas colegas para ajudar na organização. A Sílvia Arantes esteve presente desde o primeiro PubhD de Évora e foi oradora em Dezembro de 2016. A Mariana Soler chegou a Évora no início do ano e foi oradora do PubhD em Maio de 2017. A nossa ideia é dinamizar mais a comunicação, fazer uma busca mais intensiva por oradores e partir do PubhD para colocar em prática outras ideias de divulgação científica.

Local

Amanhã, 29 de Setembro, o PubhD de Évora vai experimentar uma nova casa, a Taberna Mojo. Foi escolhida com carinho e a pensar na boa dinâmica do evento.

A convite da Fundação Eugénio de Almeida, em Outubro vamos sair do bar para o Fórum para uma sessão especial. Mais notícias em breve.

Oradores

Estamos abertos a quem quiser apresentar a sua investigação durante o ano lectivo 2017/18. Basta enviar um email para evora@pubhd.org

Também podem acompanhar as nossas actividades através da página do PubhD de Évora no Facebook.

 

Nos vemos no próximo PubhD!

Natália Melo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s